Um dos principais motivos para se fazer uma cesariana é a posição fetal incorreta, quando o bebê não está encaixado ou está sentado dentro da barriga, mesmo quando a mulher já entrou naturalmente em trabalho de parto, o único caminho seguro para a mãe e o bebê acaba sendo a cesariana.
Claro que cada caso é um caso, cada mulher tem as suas expectativas e opiniões e o direito de fazer as suas escolhas, e hoje é possível escolher a cesariana mesmo que o bebê esteja na posição correta. Algumas mulheres optam pela cirurgia por se sentirem mais seguras desse modo e está tudo bem.
Mas não podemos deixar de falar sobre os benefícios do parto natural, principalmente no que diz respeito ao pós-parto:
Mas, não podemos controlar tudo, algumas vezes por mais que a mulher deseje ter um parto natural, isso se torna inviável por vários motivos. Porém, quando o caso é a posição fetal incorreta a acupuntura pode ser uma grande aliada.
Entre a 32ª e 34ª semanas de gestação o bebê começa a se posicionar para o nascimento, mas se por algum motivo isso não ocorrer é possível ajudar o bebê a virar através da técnica de moxabustão.
Mas o que é moxabustão?
A moxabustão está alicerçada nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa que nos dá o conhecimento sobre os meridianos de energia que podem ser trabalhados na acupuntura. A moxa, como é popularmente conhecida, é uma técnica que ajuda de forma gentil o bebê a se posicionar de forma correta para o nascimento, facilitando o parto natural.
A moxabustão pode ser feito concomitantemente a ventosaterapia e acupuntura convencional, mas isso deve ser avaliado por um profissional da área.
O ponto utilizado para fazer a acupuntura com o intuito de auxiliar o bebê a se posicionar corretamente é o B67, que apresenta um alto índice de eficácia, 75% das pacientes que fizeram acupuntura com a intenção de ajudar o bebê a se posicionar corretamente obtiveram resultados favoráveis.
Quais as energias são trabalhadas com o ponto B67?
Além do auxílio para o bebê se posicionar corretamente, há outros benefícios que o ponto B67 oferece e devem ser aproveitados, independente de estar ou não gestante.
Não há nenhum relato que aponte que a acupuntura ofereça prejuízo ou risco ao bebê ou a mãe, pelo contrário, normalmente o bebê de uma mãe que faz acupuntura durante a gestação tende a nascer mais calmo e mais equilibrado energeticamente.
Esse ponto específico (B67) é altamente indicado para quem sofre com dores de cabeça, olhos, câimbras, problemas urinários, congestão nasal e dificuldades no parto.
Aumenta a sua qualidade de vida e sensação de bem-estar antes, durante e depois da gestação com as técnicas de acupuntura.