Florais de Bach: Como eles podem te ajudar.

acupuntura em bebês
Os Benefícios da Acupuntura para bebês e crianças.
20/04/2021

Florais de Bach: Como eles podem te ajudar.

Os Florais de Bach foram desenvolvidos pelo Dr. Edward Bach, e compõe uma terapêutica baseada no uso de essências naturais medicinais para promover o equilíbrio entre mente e corpo, possibilitando que o organismo do paciente fique livre para o processo de cura. 

São 38 essências naturais que ajudam o indivíduo a se libertar de emoções negativas como ódio, preocupação, medo, fobia, ansiedade, indecisão, preocupação e angústia, dentre outros. 

Cada uma dessas essências possuem suas características únicas e são indicadas para cada tipo de problema, também não é incomum que o terapêuta especialista em floral indique mais de uma essência para o paciente, formando uma combinação entre essas essências que ampliar o espectro do tratamento e tratá-lo de forma ampla.

Normalmente, a maioria dos pacientes apresenta mais de um sintoma que se enquadram em essências diferentes, em quadros mais intensos, o terapeuta pode ainda, iniciar o tratamento com o Floral Rescue, que é a combinação de várias essências. 

Os Florais de Bach não possuem contraindicações ou efeitos colaterais, podem ser dados às crianças, idosos, animais e há quem os use até mesmo em plantas. 

Apenas atente-se que Florais de Bach receitados para crianças  não devem levar álcool em sua formulação. 

A seguir vamos conhecer um pouco sobre cada uma das essências desenvolvidas pelo Dr. Bach. 

Sobre as 38 Essências de Bach. 

Segundo o Dr. Bach, as emoções desempenham um papel fundamental em nossa saúde e em nossos processos de cura, resumindo, quando estamos carregados de emoções negativas perdemos o equilíbrio entre o corpo e a mente, e é nesse ponto que as doenças podem surgir. 

Sendo assim, o objetivo dos Florais de Bach é devolver esse equilíbrio e abrir caminho para que mente e corpo entrem no processo de cura e o indivíduo possa ter uma vida mais saudável.

As 38 essências de bach foram divididas em 07 grupos diferentes: 

  • Medo: Mimulus, Rock Rose, Cherry Plum, Aspen, Red Chestnut.
  • Insegurança e indecisão: Cerato, Gorse, Scleranthus, Gentian, Wild oat, Hornbeam.
  • Perda de Interesse: Clematis, Olive, Chestnut Bud, Honeysuckle, Wild Rose, Mustard, White Chestnut.
  • Solidão: Impatiens, Water Violet, Heather.
  • Sensibilidade aumentada: Agrimony, Centaury, Walnut, Holly.
  • Desesperança e desespero: Oak, Elm, Larch, Pine, Willow, Sweet Chestnut, Creb Apple, Star of Bethlehem
  • Preocupação: Beech, Chicory, Rock Water, Vervain, Vine. 

Apesar de cada floral estar enquadrado dentro de uma dessas categorias, elas podem possuir mais de uma indicação, por isso é importante consultar um profissional qualificado para saber qual delas é a melhor para você e para o seu momento, afinal, o mesmo problema pode ter e ser resultado de várias alterações emocionais pertencentes a grupos diferentes, e por isso existe a combinação entre florais, que não pode ultrapassar 07 essências. 

O que é Rescue Remedy?

O Rescue Remedy é uma combinação de várias essências dos Florais de Bach, e normalmente é usado em casos de emergência, como pacientes que chegam muito estressados, ou que estão passando por momentos muito difíceis ou que representam gatilhos ou podem desencadear quadros de ansiedade, como entrevistas de emprego, perdas,  rompimentos, etc.

Geralmente, o Rescue Remedy é composto pelas essências Impatiens, Estrela de Belém, Ameixa de Cerejeira, Rosa de Rocha e Clematis. 

As essências e sua indicações: 

Abaixo, vamos falar um pouco sobre cada uma das essências, quais as principais indicações e uso, para saber sobre cada uma dessas essências de forma mais profunda, acompanhe o nosso Instagram: @dralorenahaluch

  • Agrimony ( Agrimonia Eupatoria): Esse floral é indicado para quem sofre com tormentos e preocupações em geral. É muito bom para quem esconde seus sentimentos por trás de uma face feliz. Essa essência ajuda o paciente a se libertar de depressão e angústia e a colocar para fora o que sente. 
  • Aspen (Populus tremuloides): Floral indicado para pessoas que sofrem com medos vagos e indefinidos, são acometidos de maus presságios, pensamentos ruins e incontroláveis, medo de episódios sobrenaturais. Também é indicado para quem sofre com pesadelos e para crianças que sentem medo de ficar sozinhas ou no escuro. 
  • Beech (Fagus sylvatica): Indicados para pessoas prepotentes, que gostam de julgar e exageram fatos. Esse floral auxilia o indivíduo a ser mais compreensivo, tolerante e a lidar melhor com as diferenças entre as pessoas.
  • Centaury(Erythraea centaurium): Essa essência auxilia na falta de iniciativa e fraqueza no momento de decisões, é indicado para quem precisa buscar o Eu interior, tornando a pessoa mais positiva e ativa de modo geral. 
  • Cerato (Ceratostigma willmottiana): Essência recomendada para quem precisa buscar e fortalecer a individualidade e se livrar de influências negativas. Também é indicado para desenvolver a autoconfiança. 
  • Cherry Plum (Prunus Cerasifera): Floral indicado para quem sente medo, ajuda a afastar ideias suicidas e a controlar a ansiedade. 
  • Chestnut Bud ( Aesculus hippocastanum): Bom para pessoas que não aproveitam as oportunidades da vida e repetem padrões de comportamento errôneos, repetindo erros que prejudicam sua vida.
  • Chicory (Chicorium intybus): Combate o egoísmo e a possessividade e não enxergam como esse tipo de comportamento pode ser ruim. Auxilia na compreensão sobre o amor. 
  • Clematis (Clematis recta): Favorece a estabilidade e a concentração, bom para quem precisa ter foco no trabalho e mais interesse pela vida. Traz de volta a capacidade de concentração. 
  • Crab Apple (Malus pumila): É a essência da paz interior, liberta o indivíduo de pensamentos obsessivos e a manter o controle e reverter situações de desordem. 
  • Elm (Ulmus procera): Para quem deseja fazer algo grandioso e importante para o mundo, indicado para quem se sente sobrecarregado e exausto. Ajuda a reconhecer e respeitar os próprios limites físicos.
  • Gentian (Gentiana amarella): Para pessoas que sentem desencorajadas e enfrentam dificuldades em crescer e reconhecer oportunidades . Ajuda a transformar dúvidas, trazendo compreensão, coragem para superar obstáculos e perdas, ou ainda, afastamento de pessoas queridas, animais de estimação ou perda de emprego.
  • Gorse (Ulex europaeus): Indicado para quem sente desânimo e desesperança, não consegue acreditar em seu potencial para superar situações difíceis. Essa essência traz coragem para enfrentar o cotidiano. 
  • Heather (Calluna vulgaris): Essência para pessoas em busca de companheirismo e que se sentem sozinhas e tristes. Acalma o medo, a ansiedade e mania de falar somente sobre si o tempo todo. 
  • Holly (Ilex aquifolium): Para quem se sente atacado por pensamento de inveja, ciúmes ou outros sentimentos negativos. Traz proteção contra energias negativas vindas de fora. Também indicada para quem se sente ou passa mal ao ver o sucesso de outras pessoas e desconfia de todos. 
  • Honeysuckle (Lonicera caprifolium): Indicado para aquelas pessoas que vivem no passado e permanecem ligadas o tempo todo a suas memórias de perda de amigos e entes queridos.
  • Hornbeam (Carpinus betulus): Favorece o equilíbrio mental e físico, traz força, poder e determinação para realização de tarefas. 
  • Impatiens (Impatiens glandulifera): Floral indicado para quem quer tudo para agora, não tolera atrasos e não tem paciência. Ajuda a acalmar a irritação e aliviar dores e tensões. 
  • Larch (Larix decíduas): Para aqueles que se acham menos importantes em relação aos outros e se sentem incapazes de realizar qualquer coisa. Ajuda no surgimento de força e determinação e minimiza o sentimento de inferioridade, fornecendo confiança em si. 
  • Mimulus (Mimulus guttatus): Indicado para quem sente forte medo de ficar doente, de sofrer acidentes, passar por desgraças e dores. Auxilia na volta da felicidade e confiança.
  • Mustard (Sinapis arvensis): Traz estabilidade e suporte para quem se sente melancólico e triste de forma muito profunda, desesperada ou depressiva. Indicado para aqueles que acham que jamais serão felizes. 
  • Oak (Quercus robur): Indicado para aqueles que lutam com doenças crônicas ou algum tipo de falta de habilidade muito severa. 
  • Olive (Olea europaea): Floral indicado para quem sofre física ou mentalmente e sentem-se exaustos por conta de alguma dor ou doença. Auxilia a trazer de volta a vitalidade, tira o cansaço e esgotamento mental e físico. Muito utilizado em períodos de muito estresse, como separações e problemas sério de saúde. 
  • Pine (Pinus sylvestris): Auxilia na eliminação de sentimentos de culpa e ajuda a combater a baixa autoestima, fazendo o indivíduo a enxergar seus potenciais e perseverar em seus objetivos. Com poder de limpeza, esse floral consegue desobstruir o campo físico e mental. 
  • Red Chestnut (Aesculus carnea): Bom para quem tem ansiedade pelos outros, ajuda a acalmar a mente e os medos, elimina a insegurança e traz coragem. 
  • Rock Rose (Helianthemum nummularium): Esse floral é indicado para casos onde não há mais saída, ele proporciona coragem para aqueles que precisam enfrentar riscos, indicado para quem tem muito medo de estar em situações inesperadas ou difíceis, ou ainda, para quem tem medo de viajar, pegar avião, etc. Tranquiliza o sono e combate os terrores noturnos.
  • Rock Water (Aqua petra): Indicado para quem é muito exigente com o modo que vive e não se permite aproveitar a vida para não correr o risco de passar uma imagem indolente, se tornando uma pessoa travada. Elimina a tensão acumulada em músculo e juntas. 
  • Scleranthus (Scleranthus annuus): Recomendado para quem tem dificuldade de decidir em duas opções, traz clareza para a percepção e ajuda a tomar decisões. 
  • Star of Bethlehem (Ornithogalum umbellatum): Excelente para clarear a mente, limpar o inconsciente de traumas físicos e emocionais, principalmente em casos de acidentes ou perdas de entes queridos. Alivia dores, traumas e tensões em geral. 
  • Sweet Chestnut (Castanea sativa) Ajuda a encarar a verdade e a realizar as mudanças necessárias e importantes para que a vida siga seu curso. 
  • Vervain (Verbena officinalis): Recomendado para quem tem princípios muito rígidos e ideias fixas, são muito relutantes a mudanças. Ajuda a combater o estresse também. 
  • Vine (Vitis vinifera): Para quem é tirano e extremamente autoritário, inflexível  e buscam poder excessivamente. Também é indicado para quem é cruel e sádico e busca impor suas vontades e subjugar os outros. 
  • Walnut (Juglans regia): Para quem tem muitas ambições e sente-se tentado a levar adiante suas ideias. Ajuda a se proteger de influências exteriores. 
  • Water Violet (Hottonia palustris): Para quem precisa tomar decisões muito importantes e para aqueles que gostam de fazer tudo ao seu modo e preferem o isolamento. 
  • White Chestnut (Aesculus hippocastanum): Auxilia a clarear e acalmar a mente, ajuda a controlar pensamentos obsessivos e diminuir quadros de depressão e irritabilidade. Também é indicado para dores de cabeça.
  • Wild Oat (Bromus ramosus): Floral recomendado para pessoas que possuem grande ambição e querem aproveitar mais a vida. Ajuda a eliminar o desânimo e a depressão. 
  • Wild Rose (Rosa canina): Elimina a exaustão e o desânimo, ajuda a lutar por aquilo que se deseja. 
  • Willow (Salix vitelina): Ideal para pessoas amarguradas, ressentidas e negativas, ajuda a assumir a responsabilidade por seus atos e a não se culpar por erro dos outros e pelas  coisas inevitáveis que acontecem. 

Agora que você já conhece um pouquinho de cada essência, vamos explicar como funciona a administração dos florais. 

Diluição em água

O floral pode ser diluído em água e para ser bebida ao longo do dia, ou, ao menos, quatro vezes ao dia. Esse método é mais indicado em tratamentos de curta duração. 

Diluição em conta gotas

Esse método consiste em colocar duas gotas de cada floral indicado pelo seu terapeuta dentro de um conta gotas de 30 ml e em seguida completá-lo com água e consumir quatro vezes ao dia. Indicado para quem necessita de um tratamento mais longo.  

Colocar o floral diretamente na língua

Para quem está iniciando, esse pode ser um método difícil, os florais possuem um sabor muito amargo e intenso quando não são diluídos. Nesse caso, pingam-se duas gotas sempre que achar necessário. 

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo e nos siga em nossas redes sociais.

Open chat
Powered by