Acupuntura no tratamento de enjoos e náuseas gestacionais

acupuntura infantil
TDAH: como a acupuntura e a microfisioterapia podem ajudar.
04/02/2021
paro natural
Acupuntura pode ajudar na posição fetal correta
04/03/2021

Acupuntura no tratamento de enjoos e náuseas gestacionais

acupuntura gestantes

Um dos primeiros sinais da gestação são os enjoos, normalmente antecedidos por náuseas, muitas vezes culminados em vômitos. Muitas mulheres chegam a emagrecer drasticamente no início da gestação justamente por conta dos enjoos e vômitos, algumas ficam sem comer por medo de vomitar ou passar mal, ou simplesmente comem para em seguida correrem para o banheiro.

Os enjoos são capazes de tornar esse momento tão especial da vida da mulher em um verdadeiro tormento, na maioria dos casos, esses quadros diminuem após o terceiro mês, mas são comuns relatos de mulheres que passaram a gravidez inteira com enjoos, náuseas e vômito.

Os números são grandes, 80% das mulheres reclamam de enjoos e náuseas durante a gestação, logo, é um problema comum entre as gestantes e que deve ser tratado para evitar outros desconfortos ou até mesmo ocorrências mais sérias, como desidratação e anemia.

Claro que além da predisposição genética, a alimentação e o estilo de vida podem ter um reflexo direto nesses episódios, mas nem sempre regular a alimentação é o suficiente para acabar com esse incomodo durante a gravidez.

Desses 80%, pelo menos uma em cada vinte gestantes precisam ser internadas por conta de quadros de vômito severo, que levam aos problemas citados. Sem contar que todo esse desconforto acaba gerando estresse, e sabemos que isso não é bom para a mamãe e tão pouco para o bebê.

Conseguir aliviar esses sintomas e proporcionar uma qualidade de vida melhor para a mulher nessa fase da vida é muito importante, pois tudo o que é sentido na gestação se reflete no bebê e até mesmo, no momento do parto.

Gestantes que fazem acupuntura, não só tem enjoos e náuseas controladas, como se sentem mais tranquilas, menos ansiosas, com menos desconfortos gástricos como queimação e azia, retêm menos líquidos, logo incham menos e passam por um trabalho de parto mais sereno.

Bebês nascidos de gestantes que fizeram acupuntura normalmente são mais tranquilos, choram menos, possuem uma relação com a mãe mais harmonizada e dormem melhor, além de ter um trabalho de parto mais rápido e com contrações mais ritmadas.

Já no pós-parto, mães que fizeram acupuntura tem uma recuperação mais rápida, um aleitamento melhor e mais consistente,

A acupuntura pode ajudar a minimizar esses sintomas, e não somente na gestação, normalmente os enjoos estão atrelados a outros problemas do aparelho digestivo, em casos mais raros, podem indicar problemas do sistema nervoso central. Em casos onde os enjoos e vômitos são muito constantes é preciso entrar com medicação para que a paciente deixe de perder líquidos e junto com ele os eletrólitos.

A acupuntura ou eletroacupuntura ajudam a diminuir e aliviar as náuseas e enjoos, segunda a revisão sistemática de Cochrane (2006), existe benefício biológico real quando os pontos ligados a enjoos e náuseas são estimulados, levando ao alívio ou desaparecimento desse sintoma.

Se você está grávida e sofrendo com enjoos e outros desconfortos gástricos procure um profissional de acupuntura experiente e receba todos os benefícios que a medicina chinesa pode trazer para a sua vida e a vida do seu bebê.

Lembrando que em casos extremos, onde os quadros de enjoos, náuseas e vômitos são frequentes e constantes, a gestante deve comunicar ao seu médico e se for o caso, fazer o uso de medicação própria para auxiliar o tratamento.

Open chat
Powered by