Acupuntura no tratamento da endometriose e da infertilidade

endometriose
Acupuntura no tratamento da endometriose e da infertilidade
14/01/2021
parto natural
Acupuntura ajuda no parto natural e humaniza a gestação
14/01/2021

Acupuntura no tratamento da endometriose e da infertilidade

amamentação

Acupuntura na lactação ativa pontos para melhorar a qualidade do leite materno e estimular a produção de um alimento livre de fluídos turvos

Acupuntura serve para tratar os principais sintomas associados a gravidez e já mostrou resultados favoráveis no pós-parto e na amamentação. Essa técnica terapêutica milenar atua ativando receptores que podem aliviar dores e melhorar a produção dos hormônios envolvidos na amamentação. Alguns desconfortos são tão intensos que a mãe se vê obrigada a interromper temporariamente o alactamento, logo nas primeiras semanas do pós parto. Dentre os principais problemas estão o bico do seio rachado, empedramento do leite e inchaço nas mamas.

O bico do seio rachado ocorre normalmente pelos seguintes motivos: posição errada durante a amamentação, excesso de sucção do bebê ou ressecamento natural do mamilo. Se você está sofrendo com algum dos motivos acima, a acupuntura pode te ajudar amenizando as dores e ardências e acelerando o processo de cicatrização de pequenas feridas. Também é possível utilizar uma bomba para retirar o leite materno durante os períodos mais críticos a fim de potencializar o tratamento.

Durante o aleitamento, também é possível sofrer com o empedramento do leite. Esse é o nome popular dado ao entupimento do ducto mamário com um nódulo ou um caroço que deixa a região avermelhada e extremamente dolorida. Sendo que aqui a acupuntura pode contribuir na redução dessa dor. De acordo com as informações publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os estudos indicam que a técnica originaria na Medicina Chinesa apresentou eficácia acima de 60% em afecções físicas.

Além do empedramento, o ingurgitamento mamário e o inchaço também são comuns e pode vir acompanhado de mal-estar, inchaço e febre. Ele normalmente acontece com um ou ambos os seios pelo excesso de leite ou porque o bebê não está mamando com a frequência adequada. Sugere-se que os recém-nascidos mamem no mínimo oito vezes por dia. Nesse sentido, a acupuntura pode auxiliar em casos de empedramento equilibrando os hormônios responsáveis pela produção do leite materno, reduzindo o inchaço mamário, aliviando as dores, inflamação e estimulando a produção de um leite materno de qualidade e livre de fluídos turvos.

Acupuntura é um tratamento sem contra indicações que pode facilmente ser aliado a outras pequenas medidas simples, recomendadas por mulheres e mães mais experientes. Respeitamos aqui todos os saberes sobre a amamentação, afinal o conhecimento também é composto pelo compartilhamento informal de técnicas e experiências. Assim, você pode fazer, por exemplo, uma massagem localizada para drenar o leite, extração manual com uma bomba e compressas de água fria ou quente para reduzir ainda mais os desconfortos.

A amamentação é um momento lindo e único, portanto tenha paciência com seu corpo, pois ele ainda está se acostumando a produzir o leite e a alimentar o bebê. Esse processo nem sempre será fácil, mas vai valer a pena com toda certeza e a acupuntura também pode te ajudar a passar por isso. Vale ressaltar que a pesquisa intitulada Acupuntura: revisão e análise de relatórios de ensaios clínicos controlados (em inglês,  Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, divulgado pela OMS, também indica que a acupuntura aumentou a lactação em 92% dos casos estudados.

Open chat
Powered by