Acupuntura no tratamento da endometriose e da infertilidade

acupuntura
Acupuntura ajuda no combate a azia e queimação na gestação.
14/01/2021
amamentação
Acupuntura no tratamento da endometriose e da infertilidade
14/01/2021

Acupuntura no tratamento da endometriose e da infertilidade

endometriose

A endometriose é uma doença crônica que interfere na qualidade de vida e na capacidade reprodutiva da mulher

A Acupuntura já se mostrou eficiente em combater a infertilidade feminina em 75% dos casos, segundo estudo que reúne mais de vinte e cinco anos de pesquisas em renomadas instituições pelo mundo. Nesse sentido, essa técnica também pode ser considerada eficaz no combate a endometriose, uma das principais causas de infertilidade, que atualmente afeta 7 milhões de brasileiras em fase reprodutiva, de acordo com levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A endometriose é um distúrbio feminino comum que faz com que o endométrio se desloque ou cresça fora do útero. Uma vez fora, esse tecido se acomoda em outros órgão da pelve como ovários, intestino, bexiga ou na cavidade abdominal. As causas desse problema ainda são desconhecidas, mas nota-se que a patologia é comum em mulheres ansiosas, estressadas ou perfeccionistas. Algumas pesquisas também sugerem uma pré disposição quando já foram diagnosticados casos na família.

A doença não tem cura, mas os desconfortos são redutíveis e a infertilidade é reversível através de acompanhamento médico e tratamento especializado. Os sintomas mais comuns são dores e irregularidades menstruais, mas tendem a afetar outras partes do corpo como costas, abdômen, pélvis, reto ou vagina. Também é possível apresentar problemas no sistema gastrointestinal como: constipação, diarreia, cólica intestinal, náusea ou quantidades excessivas de gases.

Durante a investigação, o diagnóstico varia de acordo com o caso e pode ser realizado com exames físicos, ultrassom transvaginal, colposcopia (mais conhecida como Papanicolau ou Preventivo), dosagem de marcadores e outros exames laboratoriais. Em casos mais específicos, o médico(a) ginecologista pode recomendar uma ressonância magnética da pelve com aplicação de gel intravaginal.

Assim como todas as outras patologias, o tratamento da endometriose pode ser realizado com medicamentos de uso continuo, acupuntura ou com intervenção cirúrgica em casos mais graves. A acupuntura é uma alternativa sem contra indicações que pode reduzir significativamente as dores menstruais; diminui o tamanho da massa pélvica acumulada; controla os níveis de CA125; diminui a taxa de retorno da endometriose; ameniza a ansiedade e reduzir o estresse.

Além disso, a técnica originária na Medicina Tradicional Chinesa também pode melhorar a qualidade do fluxo sanguíneo através da ativação de pontos correspondentes a região do intestino delgado, fígado, pâncreas, baço e rim. O tratamento pode ser utilizado como medicina complementar, aliada ao uso de medicamentos que pausam a menstruação, ou como principal recurso de enfrentamento a doença. Isso depende da relação que a paciente tem com seu corpo e da estratégia que ela prefere adotar.

O processo pode ser iniciado logo após o diagnóstico da doença, não tem limitação de idade e apresenta maiores resultados quando combinado a pratica regular de exercícios físicos e a mudança nos hábitos alimentares. Uma pesquisa realizada pelo hospital da Universidade de Tongji, em Xangai na China, comprovou que a acupuntura é uma ferramenta poderosa na redução das dores quando comparada ao uso de medicamentos que inibem a progesterona.

Essa é uma ótima alternativa para mulheres que abriram mão de usar anticoncepcionais, para aquelas que apresentaram alergia ou efeitos colaterais que afetam a qualidade de vida. Também é uma possibilidade para mulheres que preferem metodologias menos invasivas e mais naturais. Seja por um motivo ou por outro, o importante é que existem diversas formas de enfrentar as doenças do corpo e da alma e a acupuntura é só mais uma delas. Se informe antes de mais nada e tenha em mente que o natural é sempre melhor.

Open chat
Powered by