Acupuntura ajuda no parto natural e humaniza a gestação

amamentação
Acupuntura no tratamento da endometriose e da infertilidade
14/01/2021
puerpério
Os benefícios da acupuntura no puerpério
27/01/2021

Acupuntura ajuda no parto natural e humaniza a gestação

parto natural

Acupuntura pode reduzir as dores do parto natural, acelerar o processo e diminuir as intervenções médicas no corpo da mãe

Em tempos de grande avanço tecnológico e científico, o parto natural está em crescente desvalorização. Já que a livre disponibilidade de medicamentos e intervenções cirúrgicas alterou o status natural da gestação para algo pouco humanizado. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice razoável de cesáreas é de 15% dos nascimentos. Entretanto, no Brasil esse percentual é superior a 55,6%. Esses dados contrastam com o fato de que esse procedimento cirúrgico é indicado apenas para casos específicos, pois apresenta risco de complicações.

O parto natural não é comum pelo excesso de dor, mas é o ideal, pois respeita o ritmo da gestante, tem uma rápida recuperação de pós-parto, tem baixo risco de infecções hospitalares e não conta com grandes intervenções médicas. No entanto, isso não significa que você precisa escolher métodos mais invasivos, apenas garantir que não sentirá muita dor. A gestação é um momento único, que por vezes, ressignifica a existência da mulher e sua relação com seu corpo. Logo, vale ressaltar que a estrutura feminina é fisiologicamente preparada para esse milagre e essa opção ressalta isso.

O parto normal, que nada mais é do que uma alternativa pela via vaginal com apoio de anestesia, analgésicos ou medicamentos para acelerar as contrações, costuma ser mais popular que o parto natural. E, no geral, as duas opções são conhecidas pela rápida recuperação e pelo baixo índice de riscos. Mas, o parto normal conta com a aplicação de anestesia. Essa parece ser uma boa opção, mas pode resultar em efeitos colaterais, afinal esse é um medicamento como qualquer outro. É possível sentir dor de cabeça, tremedeira, febre, dificuldade para urinar, enjoos ou coceiras intensas pelo uso da morfina. Além disso, a anestesia também pode motivar o uso de outros medicamentos para agilizar o processo e aumentar as contrações, sem mencionar o risco de apresentar reação alérgica.

Portanto, se você deseja um parto humanizado seguro e indolor é possível combinar sessões de acupuntura ao parto natural para conseguir bons resultados. Sendo que, entende-se por parto humanizado o processo que visa acolher a mãe e o bebê respeitando sua individualidade com mínimas intervenções médicas no corpo. Esse processo parte do pressuposto que o corpo feminino está preparado para dar à luz, enquanto a acupuntura entra como uma aliada para redução das dores do parto, diminuição da ansiedade, estimulo das contrações ou outros problemas como retenção urinária e posição inadequada do bebê.

Os procedimentos com acupuntura podem ser iniciados logo no começo da gravidez para tratar os principais sintomas ocasionados pelas transformações físicas e psicológicas. Com esse tratamento é possível controlar o estresse, medo do parto, depressão gestacional, insônia ou excesso de sono, náuseas, inchaço devido ao aumento de peso, dor nas costas e em muitas outras patologias associadas. 

Por isso, recomenda-se uma conversa com o seu médico para começar a metodologia o quanto antes. Isso vai garantir excelentes resultados e uma gravidez tranquila e saudável. Aproveite cada momento dessa fase e busque informações para escolher as melhores possibilidades dentro de suas expectativas e anseios. Em tempos incertos, o natural sempre será o melhor caminho. Humanizar o parto não é apenas aproximar-se de suas origens, também é assumir e protagonizar todas as escolhas relacionadas ao seu corpo.

Open chat
Powered by