Acupuntura no processo de fertilização In Vitro (FIV)

Acupuntura pode ajudar no tratamento da infertilidade masculina?
24/06/2020
A acupuntura pode aumentar as chances de uma gravidez natural
22/07/2020

Acupuntura no processo de fertilização In Vitro (FIV)

Ao longo dos anos, a acupuntura foi alvo de diversos estudos de diferentes áreas. Os resultados são muito positivos, apresentando ao paciente uma série de bens psicológicos e físicos. Com a colocação correta das agulhas nos pontos de acupuntura, a sensação positiva de bem-estar chama atenção da ciência e de todos os profissionais da área. Sendo assim, a expansão do tema levou ao entendimento da aplicação da acupuntura no processo de fertilização In Vitro.

ESTUDOS E TRATAMENTOS

                A acupuntura tem obtido resultados positivos no que se refere à fertilização In Vitro. As etapas que fazem parte do processo variam de acordo com o paciente e seu tratamento adequado, sendo que o ideal é a aplicação das agulhas no momento prévio do início da fertilização in vitro. Ainda assim, para quem já iniciou o processo, é possível aplicar as práticas de acupuntura sem nenhum problema, resultando em benefícios para o paciente.

                Dessa forma, as organizações científicas se reúnem em prol da busca de maiores conhecimentos destas aplicações, sendo que é necessária toda a cautela para evidenciar de fato e comprovar os momentos adequados do uso da acupuntura.

BENEFÍCIOS

                É notória a diferença de estímulos conforme o paciente, sendo que os resultados diferem em cada um, ainda que não haja resultados negativos ou efeitos colaterais. O que difere, na verdade, é quem se sente mais beneficiado e recebe maiores estímulos e outros menos.

                O processo de fertilização in vitro possui fases que são respeitadas pela acupuntura que entra como grande aliada deste procedimento. Assim, sua aplicação se dá conforme as etapas que se mostram necessárias.

1 – Prévia da Fertilização In Vitro: os folículos precisam crescer e se desenvolver juntos e para isso são utilizadas medicações adequadas. O papel principal da acupuntura neste processo é o descanso dos ovários, resultando em maior preparação para as próximas fases.

2 – Estímulos concretos: para que a fertilização in vitro ocorra dentro dos padrões da medicina, é fundamental a aplicação de uma grande quantia de medicações para que o estímulo para o crescimento dos folículos seja constante e que este processo ocorra simultaneamente. A entrada a acupuntura neste processo serve para amenizar os efeitos colaterais das medicações, trazendo menos estresse físico e emocional para o paciente.

3 – Retirada dos óvulos: nesta etapa, dores e desconfortos abdominais imperam. A acupuntura entra como grande aliada para aliviar tais incômodos. Após a retirada dos óvulos, um período de média de quatro dias é mantido para a fertilização dos óvulos. Enquanto isso, a acupuntura é aplicada para preparar o útero para possuir as melhores condições para a implantação.

A CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO

Na transferência, etapa final do processo de fertilização in vitro, é recomendado duas sessões de acupuntura para que o procedimento médico aconteça com maior relaxamento dos músculos a partir dos estímulos fornecidos pelos pontos de energia que as agulhas atuam. As cólicas também são diminuídas, assim como espasmos. As sobrecargas emocionais durante o procedimento, como estresse e ansiedade, por exemplo, recebem um forte estímulo para sua diminuição, tornando a FIV muito mais flexível.

ACUPUNTURA COMO ALIADA DA FERTILIZAÇÃO IN VITRO

                A acupuntura, originada no oriente, tem recebido cada vez mais espaço no ocidente. Suas metodologias com embasamento científico garantem muitos benefícios como demonstrado em muitos pacientes durante a fertilização in vitro. O processo, por ser delicado, exige momentos de relaxamento e estímulos externos para que a credibilidade e manutenção dos procedimentos envolvidos sejam garantidos. A acupuntura, por sua vez, age naturalmente, aplicando seus benefícios durante todo o processo de FIV que pode acarretar desconfortos durante seu tratamento. Assim, é possível identificar sua utilidade não apenas em questões de fertilidade, mas em um conjunto de métodos medicinais.

Open chat
Powered by