Acupuntura pode ajudar no tratamento da infertilidade masculina?

Acupuntura: uma saída para a infertilidade feminina
Acupuntura: uma saída para a infertilidade feminina
10/06/2020
Acupuntura no processo de fertilização In Vitro (FIV)
02/07/2020

Acupuntura pode ajudar no tratamento da infertilidade masculina?

A infertilidade é um problema que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Para os homens, este problema é ainda maior segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Assim, a medicina busca alternativas para combater a infertilidade e a medicina tradicional chinesa é uma das auxiliadoras na busca pela resolução. Ainda que existam inúmeros tratamentos e medicações adequadas para infertilidade tanto masculina quanto feminina, há complementos que servem como suporte e possuem benefícios significativos.

A ACUPUNTURA

                Esta técnica milenar chinesa consiste na aplicação de agulhas em pontos no corpo conectados por meridianos. Desta forma, as energias corporais fluem com mais facilidade, pois os benefícios da especificidade dos locais escolhidos para aplicação das agulhas resultam em melhor fluxo sanguíneo, diminuição de estresse, diminuição de dores, entre tantos outros benefícios. Os resultados positivos da acupuntura são reconhecidos pela OMS, trazendo esta técnica como tratamento auxiliar complementar.

O USO DA ACUPUNTURA PARA INFERTILIDADE MASCULINA

                Estudos apontam a eficácia da acupuntura no tratamento da infertilidade masculina e feminina. No caso da infertilidade masculina, observou-se o aumento da mobilidade dos espermatozoides, assim como qualidade morfológica. Estes fatores são fundamentais para regular e adaptar o corpo, sendo que a acupuntura age em tais pontos.

                Os principais problemas de infertilidade masculina provém da má formação, problemas de locomoção e quantidades mínimas de espermatozoides. A acupuntura se mostrou uma grande aliada dentro deste quadro de tratamento, gerando um aumento de fluxo sanguíneo no aparelho reprodutor, estimulando a regulação dos espermatozoides.

                A aplicação das agulhas ocorre em pontos estratégicos por meio de um planejamento calculado pelo profissional. Assim, os problemas são trabalhados com o acompanhamento médico adequado, tendo consciência da necessidade de medicação ou não. Naturalmente, é indispensável a busca por maiores precauções, buscando auxílio médico correto, considerando que acupuntura é um complemento benéfico para o tratamento. Em alguns casos, não são apenas fatores que a acupuntura pode tratar, levando a ser uma auxiliadora, evitando ser o tratamento principal.

EFICIÊNCIA DA ACUPUNTURA

                Ao aplicar as técnicas de acupuntura, a taxa de aumento de espermatozoides é, em média, 25% segundo estudo Unifesp. Os saltos de produção morfológica de qualidade dos espermatozoides é muito significativa, sendo que muitas vezes é mais eficaz do que tratamentos convencionais. Assim, as esperanças de quem enfrenta problemas de infertilidade aumenta consideravelmente, pois esta alternativa é bastante acessível e prática.

                Estudos garantem um fator muito interessante no meio médico para infertilidade masculina: o estado emocional e psicológico afeta diretamente a qualidade do esperma, sendo uma das principais causas de infertilidade. A acupuntura pode agir diretamente no sistema nervoso central, estimulando produção de hormônios como a endorfina e serotonina, responsáveis pelo bem-estar e maior qualidade de vida. Considerando este fato, a acupuntura tem ligação direta com a resolução deste problema, aumentando as atividades cerebrais positivamente, influenciando na produção de espermatozoides morfologicamente bons.

CONSIDERAÇÕES DA MEDICINA CHINESA

                Proveniente da China, a acupuntura trabalha com o conceito que todo corpo possui pontos de energia vital que, sendo estimulados, dão respostas positivas para as mais diversas enfermidades. É possível fazer esta associação direta com a infertilidade, considerando que as energias e o equilíbrio físico e mental são essenciais para o bom desempenho dos órgãos reprodutores. A aplicação das técnicas são garantidas pelo profissional atuante, tendo como referência toda sua capacidade de entendimento em razões físicas em pontos determinantes.

                A expectativa no ocidente do maior desenvolvimento da acupuntura tem recebido destaque devido seus resultados positivos com aval científico, ao passo que a infertilidade masculina recebe um grande estímulo para a solução, podendo ser um tratamento primário ou secundário. Independente da forma de atuação, é sempre muito positiva.

Open chat
Powered by