OS MERIDIANOS E A ACUPUNTURA

O QUE É E PARA O QUE SERVE A AURICULOTERAPIA
02/05/2017
Acupuntura: uma saída para a infertilidade feminina
Acupuntura: uma saída para a infertilidade feminina
10/06/2020

OS MERIDIANOS E A ACUPUNTURA

Você já ouviu falar em meridianos? Não? Eles existem no nosso corpo e são mais importantes do que você imagina!

 

Os meridianos são os canais de energia presentes no nosso corpo e muito utilizados na acupuntura e outros métodos terapêuticos da medicina tradicional chinesa. Eles são doze: 10 pares em cada lado do corpo, para cada elemento, ou seja água, terra, metal, madeira e fogo sendo que o elemento fogo possui 2 meridianos pares a mais que os outros.

 

A classificação dos canais de energia foram realizadas visando a prática de técnicas da Medicina Tradicional Chinesa como a acupuntura e moxabustão. Essa classificação nos diz que nos 12 meridianos existe uma divisão de 8 canais extraordinários que nos remete aos pontos cardeais, e nos trajetos que os ligam aos nossos órgãos existem cerca de 365 pontos de acupuntura, assim como os dias do ano.

 

Existem 3 tipos de energia que passam por esses canais, a energia dos nossos antepassados, a energia dos alimentos que comemos e o QI que é a nossa energia protetora e possui um fluxo interno. Todas essas energias não circulam de forma aleatória, segundo estudos, elas fluem de maneira ordenada e cronometrada por cada órgão do nosso corpo. Por exemplo: às 23h01 passam pelo ponto meridiano da vesícula biliar, às 01h03 pelo fígado e assim por diante.

 

Mas para que servem esses meridianos?

 

Os canais de energia promovem o fluxo de QI – que é a nossa energia vital – por todo o nosso  corpo. Cada meridiano está relacionado a um órgão específico e tem vários pontos definidos, onde podemos atuar para interferir na energia que o percorre.

 

Lembra quando falamos que o acúmulo ou a falta de QI  nos canais de energia podem ocasionar as patologias?  Técnicas com agulha, moxa ou ainda a pressão com os dedos são os mais indicados para atuar no equilíbrio das energias que circulam por nosso corpo. Existem, por exemplo, pontos para aumentar o fluxo de energia, pontos para diminuir, pontos que avisam sobre alterações importantes nas energias do meridianos, entre outros.

Open chat
Powered by