Acupuntura: uma saída para a infertilidade feminina

OS MERIDIANOS E A ACUPUNTURA
05/05/2017
Acupuntura pode ajudar no tratamento da infertilidade masculina?
24/06/2020

Acupuntura: uma saída para a infertilidade feminina

Acupuntura: uma saída para a infertilidade feminina

No mês mundial da conscientização da infertilidade é importante ressaltar os benefícios da acupuntura no processo de tratamento da infertilidade feminina que atinge cerca de 4 milhões de mulheres no Brasil.  

Lorena Haluch, acupunturista especialista em fertilidade 

Estamos entrando em junho, o mês mundial da conscientização da infertilidade e segundo dados da OMS, 15% da população mundial em idade reprodutiva possui problemas com fertilidade, cerca de 8 milhões no Brasil. Pesquisas revelam ainda que a infertilidade atinge igualmente homens e mulheres, dentre os casais com problemas para engravidar, 35% dos casos estão relacionados aos homens, 35% estão relacionados às mulheres, 20% por ambos e 10% por causas desconhecidas. O que não é possível medir em números é a dor de tantas mulheres que tentam exaustivamente realizar o sonho de ser mãe, sem sucesso. 

As principais causas da infertilidade feminina

Problemas de ovulação

Distúrbios na ovulação, ou seja, quando a mulher ovula pouco ou não ovula é uma das principais causas de infertilidade em 1 entre 4 mulheres com problemas para engravidar. Esses distúrbios podem acontecer por diversos fatores, entre eles estão a idade e a Síndrome do Ovário Policístico (SOP). 

Endometriose 

Essa doença que atinge cerca de 6 milhões de brasileiras é a principal causa da infertilidade. A endometriose ocorre quando o tecido que normalmente cresce no útero se implanta e cresce em outros locais. Esse crescimento extra de tecido – e a remoção cirúrgica do mesmo – pode causar cicatrizes, que podem bloquear as trompas de falópio e impedir a união de óvulos e espermatozóides.

A endometriose também pode afetar o revestimento do útero, interrompendo a implantação do óvulo fertilizado. A condição também parece afetar a fertilidade de maneiras menos diretas, como danos ao esperma ou óvulo.

Alterações tubárias 

As tubas uterinas danificadas ou bloqueadas impedem que o esperma chegue ao óvulo ou bloqueiam a passagem do óvulo fertilizado para o útero. Alguns dos problemas que acarretam danos ou bloqueios nas tubas: doença inflamatória pélvica; infecção do útero e trompas; endometriose, entre outras. 

Quais são os benefícios da acupuntura no tratamento da infertilidade 

A Acupuntura e a medicina tradicional chinesa são usadas no tratamento da infertilidade há mais de 3.000 anos. Quando aplicadas em conjunto com tratamentos de fertilidade, pode aumentar as taxas de concepção em até 26%, segundo um estudo da Universidade de Tel Aviv com casais com problemas de fertilidade utilizando o método de inseminação artificial, publicada no Journal of Integrative Medicine. 

Ainda segundo o estudo 65,5% do grupo de testes que utilizaram a MTC e Acupuntura unidas a tratamentos convencionais de fertilidade foram capazes de conceber um bebê, em comparação com 39,4% do grupo de controle, que não receberam utilizaram a MTC e acupuntura como auxiliar no processo de fertilização.

Um outro estudo sobre o tema foi realizado por pesquisadores da Universidade de Witten/Herdecke em Dortmund na Alemanha, com com 225 mulheres. Esse estudo apontou que a acupuntura combinada com tratamentos convencionais de fertilidade teve uma taxa de sucesso de 28,4%, em comparação a taxa de gravidez de 13,8% entre as mulheres que usavam tratamentos convencionais sozinhos.

Ao que se sabe, são muitos os benefícios da acupuntura e ela têm um peso significativo nas taxas de fertilidade feminina, entre alguns dos benefícios, podemos destacar:

  • Ajuda a alcançar um fluxo sanguíneo rico em nutrientes para os órgãos reprodutivos;
  • Espessa o revestimento uterino;
  • Melhorando a implantação;
  • Melhora a qualidade dos óvulos e a contagem de folículos;
  • Reduz o estresse e  ansiedade;
  • Regula o ciclo menstrual;
  • Reduz o risco de aborto espontâneo;
  • Equilibra hormônios após interromper o controle da natalidade. 
Open chat
Powered by