O QUE É E PARA O QUE SERVE A AURICULOTERAPIA

O equilíbrio dos 5 elementos da natureza na Medicina Tradicional Chinesa
15/04/2017
OS MERIDIANOS E A ACUPUNTURA
05/05/2017

O QUE É E PARA O QUE SERVE A AURICULOTERAPIA

Embora o primeiro congresso internacional especialmente sobre o tema, tenha sido realizado apenas em 89, em Pequim, estudos consideram que essa técnica tenha sido criada juntamente com a acupuntura, cerca de 2500 anos atrás.

 

Diversos livros da Dinastia Tang e Ming já mencionavam o uso de pontos da orelha para tratamento de diversas enfermidades, mas em 1973 através de escavações de antropólogos chineses, foi encontrado uma relíquia, um livro do período Han, que tratava dos onze canais dos braços e das pernas na moxibustão e os onze canais Yin e Yang na moxibustão. A segunda falava sobre os membros, olhos, face e garganta que se reúnem através de vasos e canais na orelha.

 

COMO FUNCIONA E PARA QUE SERVE A AURICULOTERAPIA

 

A auriculoterapia consiste na estimulação com agulhas, sementes de mostarda, objetos metálicos ou magnéticos em pontos específicos da orelha. O objetivo principal dessa terapia é o alívio de dores e outros problemas físicos ou emocionais. É importante ressaltar que o tratamento através da acupuntura trata não somente da doença, mas sim do paciente, proporcionando o seu equilíbrio e saúde.

 

O método que não possui efeitos colaterais é muito indicado para o tratamento de dores por torções, contraturas ou distensões musculares, hipertensão, vertigens, palpitações, problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, além de ansiedade, depressão e enxaqueca.

 

O pavilhão auricular é como um microsistema capaz de captar sinais do nosso corpo, ou seja, ele pode refletir as desarmonias que ocorrem no corpo humano. Cada ponto do mapa auricular reflete um órgão específico e é capaz de auxiliar na harmonia para promover o equilíbrio desse órgão e a cura de uma determinada patologia. Estima-se que existem cerca de 200 pontos no mapa auricular.

 

Alguns estudos sobre essa técnica identificaram a semelhança entre um feto invertido e o pavilhão auricular, dessa forma é possível considerar o corpo humano com os pontos auriculares, que como vocês podem ver no exemplo o lóbulo corresponde à cabeça, o tubérculo de darwin ao sistema nervoso, a hélice aos membros inferiores e assim por diante.

Open chat
Powered by