A gastrite é uma doença inflamatória que se caracteriza por acometimento da camada de tecido mais superficial que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. Divide-se em duas classificações gerais, gastrite aguda e gastrite crônica. A gastrite aguda de tipo simples é a mais frequente. Ambas são tratáveis com a acupuntura, podendo ser de fácil recuperação (aguda) como demorar algumas semanas ou até meses (crônica)
A gastrite pode ser causada por diversos fatores diferentes.
Do ponto de vista ocidental ,Helicobacter Pylori: esta bactéria tem a capacidade de viver dentro da camada de muco protetor do estômago. A prevalência da infecção por esse microrganismo é extremamente alta, sendo adquirida comumente na infância e permanecendo para o resto da vida a não ser que o indivíduo seja tratado. A transmissão pode ocorrer por duas vias: oral-oral ou fecal-oral. A gastrite não é causada pela bactéria em si, mas pelas substâncias que ela produz e que agridem a mucosa gástrica, podendo levar a gastrite, úlcera péptica e, a longo prazo, ao carcinoma.
Assim como o uso de anti-inflamatórios não-esteróides podem causar gastrite porque levam à redução da proteção gástrica. Assim como o álcool: pode levar à inflamação e dano gástrico quando consumido em grandes quantidades e por longos períodos.
Do ponto de vista oriental a gastrite possui uma forte influencia emocional. Havendo a necessidade do tratamento tanto funcional como emocional. Com a acupuntura sistêmica (corpo) como auricular (orelha), e em alguns casos sangria para esfriar o calor interno.
Em ambas filosofias os sintomas mais comuns são:
Desconforto na região superior do abdômen: pode ser representado por dor ou apenas um desconforto. Alguns pacientes podem relatar dor em queimação; dor que melhora com a ingestão de alimentos.
Náuseas e vômitos, geralmente acompanhando o desconforto.
Saciedade precoce, ou seja, sensação de empachamento logo após a alimentação. Esse sintoma pode levar à redução e perda de apetite.
Pode apresentar ainda cefaleia ou enxaqueca. Dependendo da intensidade da dor.
Se a gastrite levar à formação de úlceras gástricas hemorrágicas, pode haver eliminação de sangue digerido, nas fezes (que ficam escuras) ou nos vômitos.
Na medicina chinesa faz-se um diagnostico diferencial para chegar a um padrão. No tratamento é feito um direcionamento energético para a região do estômago, fazendo com que o processo inflamatório diminua diminuindo assim também a dor e outros sintomas. Equilibra-se o individuo para que consiga combater a alteração energética do órgao alvo. (estômago)
A Medicina tradicional chinesa considera que os fatores que causam gastrite são por maus hábitos alimentares( a natureza do alimento e as condições em que é ingerido, afetam o estômago), fatores emocionais(frustração, ressentimento, raiva reprimida), sobrecarga de trabalho( excesso de trabalho mental, alimentar-se de forma irregular) debilidade do baço e do estômago.
O sentimento do estômago é a preocupação excessiva, o estado constante de sofrer por antecipação das coisas, o estômago é considerado o órgão alvo da personalidade de terra. Sendo assim quanto mais desequilibrado se encontra a personalidade de Terra, mais alterações terá no órgão. Na acupuntura além de fortalecer a energia do órgão, também é necessário ensinar o auto equilíbrio, para se manter longe das crises. A partir do momento que possui o auto conhecimento nem entrará em crises.