ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA GASTRITE
29/11/2016
LOMBALGIA E A VISÃO DA MTC
03/12/2016

A infecção urinária é uma condição muito comum nas mulheres. Pode dividir-se em Infecção urinária baixa e alta. A diferença sintomática encontra-se na presença de sintomas sistêmicos como lombalgia e febre na infeção urinária alta. Em termos de Medicina Ocidental falamos de doenças diferentes. Por exemplo, a cistite é uma infecção urinária baixa enquanto que a pielonefrite é uma infecção urinária alta.

Sintomas como disúria (dor ao urinar), urgência em urinar e aumento da frequência urinária são comuns tanto à infecção urinária alta como infecção urinária baixa.

Cistite classifica-se como Lin Zhen.

Diagnóstico da infecção urinária na medicina chinesa:

Umidade-Calor na Bexiga
Frequência em urinar, polaquiuria, micção em gotas, sensação de peso na bexiga, sensação de queimadura no trato urinário, sensação de calor, dor melhora com frio, urina escassa e amarelo escura, língua normal ou com capa amarela e pegajosa no aquecedor inferior e pulso deslizante e rápido.

Estase de Sangue
Frequência em urinar, dor tipo facada muito severa, ausência da sensação de queimadura, hematúria, possível palpação de massas, agravamento à noite e melhora com movimento, língua púrpura com varicosidades sublinguais e e pulso tenso.

Umidade-Calor no aquecedor inferior
Frequência em urinar, polaquiuria, micção em gotas, sensação de peso no AI, sensação de queimadura no trato urinário, sensação de calor, dor melhora com frio, urina escassa e amarelo escura, febre, lombalgia acompanhada de sensação de peso, obstipação, língua vermelha com capa amarela e pegajosa, pulso deslizante e rápido.

Vazio de Yin do rim
urinar em gotas (fazer xixi em gotas), polaquiuria, urina amarelo escura, dor tipo moinha que agrava com calor, sensação de queimadura ao urinar, sensação de calor nas palmas das mãos e plantas dos pés, suores noturnos, agitação física e psíquica, febre vespertina, língua vermelha sem capa, pulso fino e rápido.

Vazio de Yang do Rim
Polaquiuria, urgência em urinar, urina em gotas, urina pálida, dor tipo moinha que agrava com frio e melhora com calor, aversão ao frio, lombalgia, fraqueza dos membros inferiores, lentidão física, zumbidos, língua pálida e inchada, pulso lento, profundo e fino.

A acupuntura trará alivio imediato para os sintomas, serão estimulados pontos específicos para fortalecer o sistema imunológico da pessoa, assim como pontos de limpeza de toxinas orgânicas.  Pontos Shu para Rim e Bexiga podem ser utilizados, alternando com Yang Ming. O tratamento pode ser feito com o  uso de acupuntura sistêmica e auricular.

Open chat
Powered by