ACUPUNTURA E DIABETES

INFERTILIDADE FEMININA: A ACUPUNTURA PODE AJUDAR
25/11/2016
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA GASTRITE
29/11/2016

ACUPUNTURA E DIABETES

O diabetes Mellitus é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento anormal da glicose (açúcar) no sangue. Durante a digestão dos alimentos, os carboidratos que ingerimos passam por um processo de alteração e se quebram em partículas de açúcares cada vez menores. Nesse processo, eles são transformados em glicose, cuja molécula é tão pequena que é capaz de atravessar os tecidos até atingirem a corrente sanguínea.

É a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, que regula os níveis de açúcar no sangue. O diabético possui uma deficiência na produção da insulina, fazendo com que a entrada de glicose na corrente sanguínea torne-se insuficiente. A glicose, que não consegue entrar na célula, fica retida no sangue e é eliminada através da urina. É por isso que o portador de diabetes urina constantemente e sente muita sede.

Quando a concentração de glicose no sangue sobe, o paciente sente fraqueza, fadiga e sede. Esse processo é chamado hiperglicemia. No caso de queda na concentração de glicose no sangue, o diabético sente tontura, fome, fadiga, dor de cabeça, suores, tremores, e até a perda da consciência nos casos mais severos. Esse processo é chamado hipoglicemia e, nesses casos, é necessário ingerir rapidamente uma dose de açúcar simples. Mas cuidado com exageros pois assim que a hipoglicemia passa o nível de glicose pode subir e levar a uma hiperglicemia.

Os portadores de diabetes costumam ter hipoglicemias durante a manhã ou madrugada devido ao jejum noturno. Assim, é aconselhável ter sempre à mão um alimento que possa suprir a necessidade de glicose durante uma crise de hipoglicemia.
Tratamento do Diabetes segundo a Medicina Ocidental: Atenção especial à dieta, prática de exercícios físicos, medicamentos e insulina são as práticas mais adotadas para controlar a doença. Cada caso é único e deve ser analisado pelo especialista, que auxiliará o paciente a manter uma alimentação saudável, sempre nos horários certos e nas quantidades adequadas. Hoje já é possível medir o nível de glicose no sangue sem sair de casa, com apenas um furinho no dedo. E a partir dos resultados, aplicar a insulina ou utilizar o medicamento receitado pelo seu médico.

No entanto, muitos diabéticos têm grande dificuldade de controlar o nível do açúcar no sangue. Alguns se referem ao descontrole glicêmico associado ao estresse e à ansiedade. Outros apontam irritabilidade e mudanças repentinas no humor como sintomas da disfunção. Isso abre espaço para a utilização da Acupuntura e de outras terapias relacionadas à Medicina Tradicional Chinesa para auxiliar no controle da doença.

A MTC reconhece três tipos de origem para o Diabetes Mellittus:

Danos no Baço e Estômago causados por alimentação inadequada:
A alimentação inadequada é um dos fatores que podem provocar doença, seja pelo excesso ou pela insuficiência. No caso do DM, a ingestão excessiva de alimentos de natureza quente e/ou doce provocam o surgimento de Calor no Estômago e lesam o Baço. Os alimentos de natureza quente que, em excesso, podem gerar Calor no Estômago são as frituras, o álcool, as carnes feitas diretamente no fogo (churrasco) e as pimentas. A agressão ao Baço e Estômago (elemento Terra) ocorre diretamente e também através da dominação excessiva do elemento Madeira / Fígado sobre Terra, já que os alimentos quentes aumentam o Yang do Fígado. Outra forma de agressão ao Baço ocorre através do excesso de consumo do sabor doce, principalmente na forma de açúcar branco, pois este gera Umidade, fator cujo acúmulo a longo prazo pode converter-se em Fleuma e Calor. O açúcar branco também esgota o Yang do Rim e por consequência o Qi do Rim. O quadro de Fogo no Estômago caracteriza-se, entre outros sintomas, pela sede com desejo de líquidos frios, fome constante, sensação de queimação no epigástrio, sangramento gengival e mau hálito. A lesão das funções de transformação do alimento e transporte de energia, próprias do Estômago e Baço, pode provocar tanto obesidade ou emagrecimento. Juntamente com a dieta é preciso considerar também a possíbilidade do Estômago e/ou Baço serem constitucionalmente deficientes e portanto mais suscetíveis a desenvolverem patologias, inclusive o diabetes. O quadro psíquico também tem influência sobre o Baço e Estômago, já que a MTC considera que o excesso de trabalho intelectual ou preocupação lesam o elemento Terra.

2. Danos no Fígado devido a alterações emocionais:

O desequilíbrio emocional é um fator etiológico reconhecido pela MTC. Mencionamos acima que o Fígado, através de sua dominação sobre a Terra, tem participação na fisiopatologia do Diabetes. A presença de Calor no Fígado além de lesar Estômago e Baço também consome os Fluidos Corpóreos (Jin Ye), predispondo o organismo à Secura e ao Calor, quadros onde há polidipsia. O Calor no Fígado pode decorrer dos fatores dietéticos já analisados, ou emocionais. Emoções como o ressentimento, a fúria reprimida, a irritação, a frustração e a depressão estagnam o Qi do Fígado e podem, após um certo tempo, suscitar o surgimento do Calor no Fígado: “A Estagnação do Qi, por um longo período pode conduzir ao Fogo, uma vez que a implosão do Qi, causada pela repressão emocional, gera o Calor” (Maciocia, 1989). A expressão irrestrita da fúria, por outro lado, pode também provocar a manifestação do Fogo no Fígado, embora neste caso, o perigo maior não é a agressão ao Estômago, mas a ocorrência de um acidente vascular cerebral. O caminho do meio é sempre o melhor …

3. Deficiência do Rim:

A deterioração do Qi do Rim pode desencadear também o Diabetes. A deficiência do Qi do Rim afeta a Bexiga, comprometendo sua funções de transformação, armazenamento e excreção, originando a poliúria. O processo que conduz ao quadro do DM parece iniciar-se através da Deficiência do Yin do Rim. Quando esta se agrava suscita o aparecimento do Calor-Vazio e, em consequência, secura e consumo dos líquidos orgânicos (Jin Ye). A sudorese noturna, boca seca a noite, sede e urina escassa e escura são algumas das manifestações típicas da Deficiência do Yin do Rim. A poliúria aparece em decorrência da polidipsia, gerada pela secura e diminuição dos líquidos orgânicos. A deficiência do Yin do Rim afeta também o Yin do Fígado e do Coração, predispondo ao surgimento de Fogo nestes sistemas. Ela pode ser constitucional quando há deficiência de Essência (Jing) ou adquirida pelo excesso de trabalho ou atividade sexual. A deficiência do Yin, assim como a de Yang, acaba afetando o elemento oposto, tornando-se Deficiência de Yin e Yang .

A Deficiência do Yang do Rim resulta em urina abundante e clara ou urina clara e escassa. A primeira situação parece corresponder ao Diabetes Insipidus, embora a Deficiência do Yang do rim, a princípio, não comporte desejo intenso de beber. A polidipsia talvez apareça em função da perda aumentada de líquidos, sequência inversa portanto à verificada na deficiência de Yin. De qualquer maneira, a poliúria e a polidpsia acabam engendrando uma a outra. A deficiência do Yang do Rim afeta o Yang do Baço, criando um terreno propício para o emagrecimento, fraqueza muscular e retenção de líquido (edema). A Deficiência do Yang do Rim pode surgir depois de longos períodos de doença, de atividade física ou sexual excessiva, envelhecimento ou por retenção prolongada de Umidade, causada por deficiência do Baço.

 

Fonte:http://entreagulhaseneuronios.com.br/

Open chat
Powered by