INFERTILIDADE FEMININA: A ACUPUNTURA PODE AJUDAR

FAÇA ACUPUNTURA PARA COMBATER A ENXAQUECA
23/11/2016
ACUPUNTURA E DIABETES
27/11/2016

INFERTILIDADE FEMININA: A ACUPUNTURA PODE AJUDAR

Na Medicina Tradicional Chinesa, a infertilidade feminina pode ter duas concepções clássicas: deficiências congênitas e patologias adquiridas. As deficiências congênitas são consideradas inacessíveis à acupuntura, e segundo os médicos chineses o tratamento dependeria de técnicas cirúrgicas ocidentais.

As patologias adquiridas iniciam com o desequilíbrio Yin Yang que desencadeiam padrões, os quais contribuem com a infertilidade, sejam de excesso ou de vazio.

Em situações de excesso, a fertilização não ocorre devido aos fatores patogênicos que obstruem tanto o útero quanto os canais Ren Mai e Du Mai. Esses fatores são: Calor do Sangue, Umidade, estagnação de Qi e estase de Sangue, os quais podem ser causados pelo excesso de comida, de bebida, de condições estressantes que aumentam o Fogo do Fígado.

O organismo pode manifestar condições de vazio por falta de substâncias vitais, seja pela má alimentação, não absorção dos nutrientes por deficiência dos meridianos do Baço ou do Estômago, excesso de trabalho ou de atividade física.

O tratamento inicial consiste em equilibrar o Yin e Yang; sedar órgãos em excesso e tonificar as deficiências, assim como assegurar o livre fluxo de Qi e de Xue. O meridiano Vaso Concepção (Ren Mai) é rico em pontos os quais tratam as questões de infertilidade, seja masculina ou feminina, combinados com pontos do Fígado, Baço, entre outros.

Open chat
Powered by