Os benefícios da acupuntura são conhecidos e diversos, mas pouco se fala sobre acupuntura em crianças e bebês, muitos pensam que por se tratar de tratamento com agulhas não é indicado para crianças, porém, a acupuntura vai muito além das agulhas.
Existe a possibilidade de tratar as crianças que não aceitam bem as agulhas com auriculoterapia e laser acupuntura, que são técnicas indolores e que não geram nenhum tipo de desconforto para o bebê ou criança, lembrando que o agulhamento é indolor também.
Embora os estudos sobre os efeitos da acupuntura nos pequenos ainda sejam parcos, os resultados são bastante favoráveis e animadores, e a acupuntura tem se mostrado eficaz no tratamento de diversos casos infantis.
A decisão se o tratamento será realizado com agulhamento, sementes, laser ou estimulação elétrica sempre levará em consideração o conforto do pequeno, por isso, muitas vezes o profissional escolhe métodos menos invasivos.
E os benefícios da acupuntura para a saúde e bem-estar do bebê podem ser sentidos ainda na gestação, é sabido que mães que fazem acupuntura durante a gestação costuma dar à luz a bebês mais tranquilos, com melhor qualidade de sono, além de terem um parto mais rápido e um melhor aleitamento.
Embora não exista nenhuma contraindicação para que se faça acupuntura em bebês e crianças, cheque antes com seu pediatra, afinal, cada caso precisa ser analisado individualmente e jamais interrompa medicamentos ou outros tratamentos que seu pequeno esteja fazendo.
Lembrando que as agulhas utilizadas em crianças e bebês são menores que as agulhas utilizadas em adultos, outra diferença entre o tratamento adulto e infantil é o número de pontos trabalhados por sessão, nos pequenos usam-se menos pontos.
Muito profissionais escolhem iniciar o tratamento com bebês através da acupressão e somente depois de um período passar para o agulhamento ou outra modalidade, isso pode deixar o bebê mais confortável e seguro com o profissional, lembrando que crianças se entediam mais facilmente, por isso, toleram menos tempo as agulhas, logo, as sessões com elas são mais curtas.
Quadros que podem ser tratados com acupuntura:
A Medicina Tradicional Chinesa em sua essência é preventiva, por isso, iniciar as sessões de acupuntura na fase infantil é importante, pois, além de tratar possíveis desequilíbrios ajuda a prevenir enfermidades futuras, e sem o uso de medicações alopáticas.
Os bebês ainda estão com seus sistemas em formação, por isso, iniciar a acupuntura nessa fase dá a eles a oportunidade de se desenvolverem de modo mais equilibrado, tranquilo e prevenindo diversas enfermidades típicas da infância.
Para saber mais sobre acupuntura infantil continue acompanhando nosso blog ou envie uma mensagem na caixa de comentários, ficaremos felizes em atendê-lo.
Siga-nos em nossas redes sociais: