Os benefícios da acupuntura no puerpério

parto natural
Acupuntura ajuda no parto natural e humaniza a gestação
14/01/2021
acupuntura infantil
TDAH: como a acupuntura e a microfisioterapia podem ajudar.
04/02/2021

Os benefícios da acupuntura no puerpério

puerpério

puerpério

A acupuntura pode ser sua grande aliada para atravessar esse momento de grandes mudanças, mas que é único e especial.

Um dos momentos mais delicados da vida da mulher é o puerpério, é nesse momento que o corpo da começa a trabalhar para voltar ao que era antes da gestação, além de toda a mudança de vida com a chegada do bebê, é preciso lidar com grandes oscilações hormonais, emocionais e psicológicas, adaptação a uma nova rotina que inclui amamentação, privação de sono dentre outras coisas.

Após passar por todas as alterações que a gestação promove na vida, no corpo e na mente, a mulher ainda precisará lidar com outras grandes mudanças no puerpério, e essas mudanças podem vir acompanhadas de ansiedade, insegurança, nervosismo, medo, cansaço físico e emocional, questionamentos existenciais e alterações físicas.

É comum que no puerpério haja inchaço, dores de cabeça, alteração do fluxo intestinal, dores nas articulações, problemas do trato urinário e a tão temida depressão pós-parto.

A acupuntura durante o puerpério vai ajudar a reequilibrar todo o sistema energético que foi alterado e modificado durante a gestação e o parto para que a mulher pudesse sustentar uma nova vida dentro do seu corpo.

O puerpério é o momento em que a mulher está mais fragilizada, além de lidar com toda a mudança de vida, de rotina e de seu próprio corpo, ainda há a responsabilidade de amamentar e cuidar do bebê, e tudo isso, muitas vezes, sem uma rede de apoio adequada.

Como a acupuntura vai me ajudar?

  • A acupuntura é uma ótima alternativa para quem não pode ou não quer fazer uso de medicamentos alopáticos.
  • Ajuda a diminuir e controlar dores de cabeça.
  • Auxilia na redução do inchaço.
  • Promove um melhor funcionamento do intestino.
  • Ajuda no controle da dor perineal.
  • Alivia dores nas costas e nas pernas
  • Ajuda a parar o sangramento.
  • Ajuda no controle emocional.
  • Ajuda no controle da ansiedade.

Ajudando a controlar as oscilações emocionais e a ansiedade, a acupuntura consequentemente vai promover um aleitamento melhor para mãe e bebê, além de auxiliar a mulher a atravessar esse período de grandes altos e baixos emocionais.

Do ponto de vista da medicina chinesa, o leite é basicamente sangue com uma quantidade elevada de agentes imunológicos, logo, a importância da amamentação para o bebê é enorme. O leite materno é considerado a primeira vacina que o bebê toma, favorecendo todo o seu sistema imunológico e desenvolvimento cerebral.

E claro, há todo o contexto emocional e psicológico que envolve a amamentação tanto para o bebê quanto para mãe, é durante a amamentação que se criam vínculos, se estabelece contato, e ambos passam a se reconhecerem e estabelecerem conexões mais profundas.

Logo, poder passar por esse momento tão especial de forma tranquila, equilibrada e com segurança só favorece mãe e bebê, e a acupuntura vai proporcionar exatamente isso, além de dar as ferramentas necessárias para que a nova mãe consiga identificar e controlar melhor as questões emocionais.

É justamente nessa fase que a depressão pós-parto costuma aparecer, por conta das oscilações hormonais e físicas, aliadas a nova rotina com a chegada do bebê, é comum aparecerem sentimento de tristeza, raiva, ansiedade, tensão, medo, revolta, preocupação exagerada, melancolia, sentimento de vazio existencial, inseguranças com o futuro e sobre a maternidade em geral.

A acupuntura ajuda a aliviar e controlar todos esses sintomas, equilibrando energeticamente a mãe, favorecendo um bom aleitamento e proporcionando uma qualidade de vida melhor nessa fase de grandes mudanças e novidades.

Open chat
Powered by