Acupuntura ajuda no combate a azia e queimação na gestação.

Acupuntura na gravidez pode trazer benefícios para a gestante
10/08/2020
endometriose
Acupuntura no tratamento da endometriose e da infertilidade
14/01/2021

Acupuntura ajuda no combate a azia e queimação na gestação.

acupuntura

A acupuntura pode ajudar a reduzir os desconfortos gástricos durante a gestação e promover o bem-estar geral da grávida.

Uma das queixas mais comuns durante a gestação é o desconforto gástrico, que em algumas mulheres aparecem desde o princípio da gestação, em outras, apenas no finalzinho da gravidez, mas independente do momento em que aparecem, geram enormes transtornos.

Durante a gravidez existe o aumento de produção de progesterona que é fundamental para que a musculatura do útero relaxe e ele cresça para acomodar o bebê, e isso provoca a diminuição do fluxo intestinal e relaxa o esfíncter esofágico, permitindo que o ácido gástrico retorne para a garganta e o esôfago, causando a azia e a queimação.

Além dessa questão hormonal, conforme o bebê cresce, seus órgãos internos ficam com menos espaço e o estômago fica comprimido, o que também facilita o processo de azia e queimação.

Mas o que fazer quando o desconforto já está instalado?

Alguns cuidados podem ajudar a controlar e a diminuir a azia e queimação:

  • Evitar alimentos condimentados.
  • Não consumir refrigerantes, café e bebidas alcoólicas.
  • Manter-se sentada após as refeições.
  • Evitar comer de duas a três horas antes de dormir.
  • Dar preferência para alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes.
  • Evitar alimentos ultraprocessados.

Mas quando mesmo com todos esses cuidados, o desconforto persiste, o que fazer?

Durante a gestação, sabemos que a maioria dos medicamentos são contra indicados, e é aqui que entra a acupuntura, ela pode aliviar muito esses episódios e tornar a sua gestação mais tranquila e confortável.

Do ponto de vista da acupuntura, os desconfortos de ordem estomacal e gástricos estão relacionados ao emocional, como preocupação excessiva e ansiedade, e sabemos que durante a gestação os quadros de ansiedade são muito naturais, afinal, tudo é muito novo, as mães costumam ficar ansiosas com o parto, com a saúde dela e do bebê, com os preparativos para a chegada do novo integrante da família, dentre outras coisas.

O trabalho consiste em realizar o diagnóstico para fazer um direcionamento energético para a região onde há o problema, fazendo com que os processos que desencadeiam a queimação e azia diminuam, aliviando os sintomas e equilibrando a pessoa para que ela consiga combater as alterações energéticas que ocorrem durante os episódios de queimação, azia, refluxo e gastrite.

Mais do que tratar um possível incomodo ou crise, a acupuntura vai te ajudar a se auto  equilibrar e se manter em níveis energéticos que favoreçam seu bem-estar e uma gestação mais tranquila e saudável, e isso, sem dúvida, também vai se refletir no bebê.

Uma gravidez calma, onde a gestante se sente disposta e confortável tem reflexo direto no bebê, e a acupuntura é uma ferramenta que pode auxiliar durante toda a gestação, não somente com a azia e queimação, mas também com outros quadros de desconforto, como ansiedade, inchaço, dores de cabeça, dores nas costas e articulações, dentre outros.

A acupuntura vai promover o equilíbrio energético dessas áreas específicas do seu corpo, aliviando os incômodos e proporcionando bem-estar.

Open chat
Powered by