Acupuntura na gravidez pode trazer benefícios para a gestante

A acupuntura pode aumentar as chances de uma gravidez natural
22/07/2020
acupuntura
Acupuntura ajuda no combate a azia e queimação na gestação.
14/01/2021

Acupuntura na gravidez pode trazer benefícios para a gestante

Os benefícios da acupuntura na gravidez podem ir além do tratamento para náuseas, dores de cabeça e dificuldade para dormir durante a gestação

Os três primeiros meses da gravidez são os mais importantes para a formação e desenvolvimento do bebê. Esse também é o momento de vunerabilidade do feto e do corpo da futura mamãe está se adaptando ao processo de gerar uma nova vida. Ela possivelmente sentirá náuseas, dores nas costas, ansiedade, alterações de humor, dores de cabeça, fraqueza e terá dificuldade para dormir.

Durante esse período, não é recomendado consumir nenhum tipo de medicamento para combater os sintomas, pois eles podem oferecer risco ao embrião, uma vez que tudo que é digerido pelo corpo da mãe chega até o bebê por meio da placenta. Nesse primeiro momento, a acupuntura pode ser uma grande aliada, já que ela é uma ferramenta que pode facilmente substituir o uso de fármacos no combate as dores ocasionadas pelas transformações físicas, psicológicas e hormonais da gestante.

Mas, os benefícios podem ir além dos tratamentos para náuseas e dores gerais, pois estudos indicam que as pequenas picadinhas também podem auxiliar no tratamento contra o estresse, no medo do parto, na depressão gestacional, no fortalecimento da relação entre a mãe e o bebê, no inchaço devido ao aumento de peso e em muitos outros aspectos. Não é à toa que acupuntura vem ganhando espaço no tratamento de patologias associadas a gravidez.

Na medicina brasileira, ela foi reconhecida como uma especialidade médica em 1995 e, partir disso, ela se tornou uma opção de enfrentamento a doenças respiratórias, alergias, dores de cabeça, alterações menstruais, distúrbios hormonais, obesidade, ansiedade, depressão, insônia, estresse, inflamações do trato digestivo, enxaqueca, paralisia facial, doenças de pele etc. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, essa técnica que tem como berço a Medicina Tradicional Chinesa, é indicada para tratar mais de 40 doenças diferentes sem contraindicações ou efeitos colaterais. Podendo ser utilizada de forma benéfica durante a gestação sem oferecer nenhum risco ao feto ou a gestante.

A acupuntura pode inclusive ajudar a melhorar o posicionamento do bebê dentro do útero. É comum, por exemplo, que ele se encaixe de forma que cause um pouco de dor ou incomodo nas costas da mãe. Existem também profissionais especializados que conseguem resolver questões relacionadas à amamentação e garantem a diminuição das dores durante o parto. Tudo a partir da colocação de agulhas de até 0,25 mm de diâmetro em lugares específicos que estimulam a produção de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias que proporcionam alivio em alguns minutos.

Enquanto o corpo feminino está acomodando o bebê, é extremamente importante harmonizar o organismo físico e energético em todas as fases do período gestacional. Nos primeiros meses o objetivo é reduzir náuseas, dores de cabeça, sonolência e a instabilidade hormonal, física e emocional. Já na segunda fase, o tratamento pode ser direcionado ao inchaço, dores nas costas, insônia e ansiedade e na terceira fase, mais próxima do nascimento, o tratamento age mais intensamente na inquietação, nas dores nas pernas e na falta de ar. O fato é que esse é um momento muito particular de cada mulher e o tratamento, assim como os sintomas devem ser avaliados pela obstetra escolhida e pelo acupunturista junto à mãe.

Apenas permita-se experimentar sem medo e não se preocupe, pois o procedimento é quase indolor. Além disso, existem profissionais que realizam o tratamento com pequenas “sementes”. Essa metodologia costuma demorar um pouco mais para surtir efeito, mas também é uma ótima opção. De qualquer forma, tenha em mente que a gestação é um ato de amor e coragem e essa é uma das poucas possibilidades que podem garantir uma gestação tranquila, saudável e segura com o mínimo de desconforto possível.

Open chat
Powered by