VOCÊ SABE O QUE SÃO OS PONTOS DE ACUPUNTURA?

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA
16/02/2017
SAIBA SOBRE ALGUMAS INDICAÇÕES DA ACUPUNTURA
20/02/2017

VOCÊ SABE O QUE SÃO OS PONTOS DE ACUPUNTURA?

A acupuntura é um método de tratamento medicinal que trata do corpo e da mente do ser humano através de estímulos aos chamados pontos vitais. Criada pela medicina tradicional chinesa, nela acredita-se que o corpo possui diversas correntes de energia vital, ou simplesmente Qi. Os pontos da acupuntura serviriam para estimular e dar melhor fluidez para a energia vital, evitando acúmulos e desequilíbrio, fazendo afastar doenças e tratando de problemas como estresse ou lesões.

Esses pontos, para a medicina moderna, podem ser explicados pelo fato de estarem localizados em cima, ou próximos, de áreas que são muito sensíveis para o sistema nervoso. Várias dos pontos estão sobre articulações, vasos sanguíneos, nervos, etc. A estimulação dessas áreas é extremamente importante para o tratamento, pois pode fazer com que o corpo reaja de forma adequada a diversos estímulos e também impulsionando a produção de anti-inflamatórios, antibióticos, etc.

O que são os pontos de acupuntura

Os pontos de acupuntura são a principal área de estimulo ao corpo e que se sofrerem algum “impacto” podem causar uma reação em cadeira. Na medicina tradicional, esses pontos é onde pode haver certo acúmulo de energia vital. Este excesso faz com que as correntes de Qi não tenham uma boa fluidez, gerando problemas para o organismo humano. Em alguns casos, essas retenções podem fazer com que nódulos apareçam e estes pontos serão ainda mais eficientes se estimulados e tratados.

Todo profissional de acupuntura deve possuir um mapa de pontos, pois ele deve saber a localização exata para tratar determinado sintoma ou doença. Cada parte de estimulo gera um efeito diferenciado ao corpo. Os pontos da sola dos pés, por exemplo, servem para relaxar o corpo, tirar o estresse e tratar de problemas depressão. Há alguns pontos na orelha que podem causar impacto na fome, diminuindo os impulsos pela comida.

No total, são mais de 2 mil pontos em todo o corpo, sendo que um profissional deve ter habilidade para manipular ao menos 150 deles.

Os benefícios da acupuntura

Se feita de forma adequada, a acupuntura pode tratar diversos problemas que vão desde dores no corpo, sendo crônicas ou não, até doenças mais graves como a depressão. Desregulação estomacal, dores de cabeça, incômodos nas juntas, estresse em excesso. Tudo isso pode ter uma cura através de sessões de acupuntura, que variam de quantidade dependendo de cada problema.

Quais os profissionais podem fazer a acupuntura

Na hora de procurar um local para receber os benefícios da acupuntura, é preciso ter cuidado na escolha do profissional e da clínica. No Brasil, não há uma regra definida, porém, o ideal é que procure um acupunturista ou fisioterapeuta especialista na acupuntura.

A prática inadequada da acupuntura pode acarretar em alguns problemas ao corpo de quem está passando pela sessão. Além de piorar alguns sintomas, ainda pode gerar lesões, acumulo de tensão entre outras sequelas.

Achar e fazer acupuntura com um profissional eficiente é de extrema importância para que o tratamento possua um real efeito, sem trazer mais problemas.

Open chat
Powered by