CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA

A MTC PODE AJUDAR A TRATAR DERMATITES
19/12/2016
VOCÊ SABE O QUE SÃO OS PONTOS DE ACUPUNTURA?
18/02/2017

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA

A acupuntura é uma arte chinesa milenar conhecida em todo o planeta. Essa prática da medicina tradicional oriental se espalhou pelos quatro cantos do planeta devido à sua maneira exótica e eficaz de tratar diversos tipos de incômodos, dores e doenças. A acupuntura, no geral, utiliza agulhas em suas sessões de tratamentos que são colocadas no corpo de forma estratégica para que haja uma melhora nos sintomas sentidos pelo paciente.

No método tradicional da acupuntura, acredita-se que o corpo possui diversas correntes de energia vital passando por todo o seu interior. Essa corrente é chamada de Qi e ele pode sofrer com alguns problemas de acúmulo, o que pode acarretar em diversos problemas, pois a energia vital não está correndo adequadamente pelo corpo.

A medicina moderna tenta sempre embasar a eficiência por meio de pesquisas científicas e muitas já foram feitas sobre a funcionalidade e segurança da acupuntura. Muitos dos benefícios que a prática dá aos seus pacientes já foram comprovados, isso porque os pontos da acupuntura estão muito relacionados a articulações, áreas de extrema sensação e percepção do sistema nervoso e vasos sanguíneos. A estimulação dessas áreas pode acabar gerando melhor funcionamento do corpo em diversas atividades exercidas pelo mesmo.

O artigo de hoje irá apresentar alguns dos benefícios da acupuntura:  

Acupuntura ajuda a emagrecer

Existem alguns pontos da acupuntura que se estimulados podem ajudar no auxílio do emagrecimento. A prática sozinha não fará uma pessoa perder peso, mas ajuda no melhor funcionamento do organismo e também no controle da fome. Por muitas vezes o sobrepeso é causado por problemas no sistema digestivo ou endócrino, ligado a dificuldades de digerir alimentos ou desregulação hormonal.

Combate ao estresse e a depressão

Problemas no trabalho, dificuldades em casa, atrasos devido ao transito pesado das grandes cidades, estresse descomunal. A tensão, a raiva e a tristeza podem causar estresse nas pessoas e fazer com que seu desempenho, vontade e libido sejam enfraquecidos. Alguns casos podem até evoluir para quadros de depressão. Pesquisas indicam que a acupuntura pode ser tão útil para o relaxamento do corpo quanto o da mente, surtindo tanto efeito quanto alguns remédios antidepressivos, mas tendo menos danos colaterais.

Acaba com dores musculares

O sedentarismo ou trabalhos intensos podem gerar dores musculares que por muitas vezes se tornam crônicas e parecem nunca terminar. A acupuntura pode sanar essas dores, principalmente as da região da lombar. Mas ela também é efetiva com dores de cabeça, nas articulações, nos músculos, etc. Isso acontece devido a alguns estímulos que auxiliam na produção de anti-inflamatórios e analgésicos por parte do corpo.

Auxilia outros tratamentos

Lesões graves que custam a sarar, quimioterapias que causam diversos problemas ao organismo (apesar de tratar o câncer), cirurgias que possuem tempo prolongado de recuperação. Esses tratamentos ou problemas citados acima possuem seus lados positivos, mas podem causar alguns efeitos colaterais. A acupuntura pode ser útil para diminuir as mazelas como dores estomacais e enjoos causados pela quimioterapia, evitar o aparecimento de cicatrizes e até acelerar processos de recuperação.

Open chat
Powered by