A MTC PODE AJUDAR A TRATAR DERMATITES

ACUPUNTURA PARA O TRATAMENTO DA SINUSITE
17/12/2016
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA
16/02/2017

A MTC PODE AJUDAR A TRATAR DERMATITES

Muitas vezes, somente a dermatologia convencional não é suficiente para tratar de maneira eficaz a eczema. Cremes esteróides são a prescrição de costume, mas o seu efeito de afinamento da pele é particularmente prejudicial, principalmente nas mãos, predispondo o local a novas lesões a longo prazo.

Sabemos ainda que, depois de um tempo relativamente curto, os esteróides perdem sua eficácia.

A Medicina Tradicional Chinesa trata a eczema de acordo com o padrão predominante apresentado pelo paciente. Dentro da teoria dessa medicina, os sintomas podem estar relacionados basicamente à três condições onde a estratégia de tratamento poderá ser:

Desbloquear a energia do Fígado e eliminar o calor-tóxico e a umidade retidos no interior:

Nesse padrão, temos claramente o desencadeamento ou piora do quadro precedido por um período de grande estresse, ansiedade ou tensão. Na Medicina Chinesa é bem conhecido que as emoções excessivas, como explosões de raiva ou crises de tristeza, podem causar um bloqueio no fluxo da energia do fígado, gerando calor, esquentando o sangue e causando toxidade ou seja, prejudicando a função de limpeza do fígado. As toxinas e o calor-úmido irão subir e se acumular na pele, gerando uma transpiração excessiva no local e inflamação.

Aqui é importante notar que a transpiração não está presente em todos os casos:

Com ou sem transpiração, a simples presença de bolhas cheias de líquidos já é suficiente para indicar que existe calor-umidade e toxina que precisam serem expelidas com a utilização de ervas amargas que promovem a limpeza do fígado, tais como Huang Qin e Long Dan Cao.
Diuréticos como Fu Ling também podem ajudar a eliminar a umidade em excesso através da urina, ao mesmo tempo, as mãos são embebidas num chá de ervas e minerais que irá proporcionar alívio imediato e começar a fechar as feridas abertas e prevenir a infecção.
Regular o sistema digestivo:

Às vezes, é o mau funcionamento do sistema digestivo que é a raiz do problema. Em vez de um evento estressante,pode-se ter sintomas crônicos, como náuseas, azia, gases, diarréia ou constipação, inchaço, a saburra da sua língua pode ser grossa, branca ou amarela, o que reflete o acúmulo de umidade mucosidade em seu trato gastrointestinal, essa umidade pode tornar-se tão excessiva que transborda para a pele.

Open chat
Powered by