ACUPUNTURA PARA CRIANÇAS? PODE SIM!

ACUPUNTURA PARA GESTANTES
17/11/2016
SAIBA COMO COMBATER A INSÔNIA
17/11/2016

ACUPUNTURA PARA CRIANÇAS? PODE SIM!

A Acupuntura também trata crianças que acabam sendo mais receptivas que os próprios adultos. Praticamente, não há diferença na metodologia, mas procura-se adaptar o tratamento com estímulos mais suaves e com o laser, a Moxa elétrica e a Aurículoterapia, por serem opções mais confortáveis (principalmente até os cinco anos, pois as crianças suportam menos dores e são emocionalmente mais instáveis). Mas as agulhas, que são descartáveis, também são bem aceitas, sendo menores do que a dos adultos e aplicadas mais superficialmente. A duração da sessão é menor (entre 5 a 10 minutos) e não há o estímulo em mais que 10 pontos. O número de sessões varia conforme a gravidade da doença e a idade. Mas, no geral, o efeito nas crianças é mais rápido (em torno de 5 a 10 sessões).
O que acontece na criança – Ao aplicar a agulha, há a liberação de uma substância, que tem um efeito analgésico local. A partir daí, a criança não sente mais dor e várias reações são desencadeadas, como as substâncias que promovem a estimulação do sistema imunológico, além de outras que promovem o efeito terapêutico desejado (como a endorfina, serotonina, dopamina, cortisol etc.). Ou seja, a acupuntura utiliza recursos do próprio organismo para restaurar o equilíbrio. Ela pode ser usada isoladamente, mas dependendo da doença, a acupuntura não exclui o uso de remédios, mas diminuir a quantidade e encurta o período de uso da medicação.

Indicações – A acupuntura pediátrica pode tratar vários distúrbios, mas os mais comuns são a agitação (hiperatividade), a dificuldade para dormir, as dores musculares, a diarreia ou a obstinação, a falta de apetite, a enurese noturna (urinar na cama após três anos), os resfriados, rinites, quadros de asma, entre outras. Já está em pesquisa avançada, a acupuntura para a potencialização da memória e do aprendizado. Além disso, o tratamento pode ser feito de forma preventiva, por exemplo, para espaçar as crises de asma e resfriados no inverno, bem como diminuir seus sintomas, ou diminuir a agitação da criança.

 

 Texto: André Tomazela e Priscila Dadona

Fonte: http://www.she.com.br/secoes/vern.asp?id_mat=190&id_secao_mat=44-1&id=44

Open chat
Powered by